OPINIÕES SOBRE O LIVRO



Dentro de Pablo Treuffar existe um espírito indômito, irreverente e irônico a gritar conceitos e impropérios através de versos livres (de métrica, inclusive) que nos chegam como flagrantes do cotidiano e das emoções do autor. Isso de escrever sem apoio das delongas Pablo Treuffar aprendeu com os mestres que orientam suas leituras – Rubem Fonseca e John Fante, por exemplo. Sem pressa, mas com alguma urgência, o jovem poeta faz uso do pensamento/discurso na primeira pessoa para oferecer fúria e revolta sempre contundentes. A indignação em primeiro lugar. Os versos de Pablo Treuffar são – não de forma unilateral, pois existem outros atributos – revigorantes de uma energia perdida pelo leitor num passado recente.
Toninho Vaz (autor de Paulo Leminski, o bandido que sabia latim e Pra Mim Chega, a biografia de Torquato Neto)


Eu lia contos e poemas no Bar do Escritor (comunidade no Orkut para troca de experiências em literatura), quando um novo nome surgiu: Pablo Treuffar. Abri seu texto e me deparei com uma prosa poética sem correspondência com outro autor contemporâneo. Suas linhas eram fortes, marginais e muito engraçadas. Elogiei sua história, disse que via ali uma inovação bastante curiosa e interessante. Outros membros do BDE discordaram, disseram que o Pablo era um louco, sua crônica, que até falava de amor, mais parecia coisa de um beatnik alucinado. Ri. A crítica que o imputavam soava como rock´n roll para mim. O tempo passou e me familiarizei com a maneira peculiar de Pablo em se expressar. Eu gostava tanto da forma quanto do conteúdo. Ele falava dos tesões em viver na Cidade das Maravilhosas, cercado de tentações de biquíni e obrigações não tanto necessárias. Cada nova história me dava mais a impressão que aquele autor tinha algo de especial, sabia onde queria chegar e como queria ser percebido. Em alguns momentos, eu ficava até com inveja de sua sinceridade lírica e sensual. Um dia, li um comentário do escritor Edson Bueno de Camargo, que dizia conhecer um escritor do Rio de Janeiro que o lembrava a mim, pelas ideias libertárias e a forma pessoal e marcante de escrever. Ele falava do Pablito. Eu me envaideci. Muito. Já era fam do cara, uma voz que soava como se estivéssemos confessando nossos próprios pecados, mas sem vergonha ou arrependimento.
Giovani Iemini
(autor do livro Mão Branca, entre outros talentos)


O Treuffar tem uma coisa bem explícita: escreve como um carioca nascido depois do Rebouças... Isso fica claro no ritmo que ele impõem (sim, ele faz isso), reverberação do Baixo Gávea, da Prado Júnior... Um carioca irrecorrível escreve e pensa assim: Vai cuspindo idéias rápidas, que na verdade, pensou durante anos sobre cada uma delas. E vomita... Vomita porque a cidade partida, recém cerzida (em parte) pelo Capitão Nascimento (ironic mode on, please, tá?) exige certa ausência de lógica para funcionar. A Zona Sul carioca pede pelos sons das favelas para auto imolar-se de seus complexos de culpa. E o Pablo sacou isso já há tempos. Desanca putinhas patricinhas, mas as ama. Pensa na morte, teso por viver um pouco mais.
Eduardo Perrone
(escritor "quando dá na veneta" participou de antologias entre outros projetos)


Pablo Treuffar é violência. É sexo. É cotidiano urbano furioso. Dentre leblonetes, estampidos na favela, cadelas, sejam elas Shitsus ou pejorativas, a sensibilidade do autor sobressai. A métrica? Foda-se! Importante é estilo, e isso, transborda neste escritor talentoso. Inale Treuffar e descubra as facetas do Rio de Janeiro.
Guto Correia
(jornalista)


O Pablo Treuffar não é um poeta fácil de engolir, sua linguagem suja, me lembra algo como um beat tropical, sob o sol escaldante do Rio.
Edson Bueno de Camargo
(autor de Cabalísticos e De lembranças & fórmulas mágicas, entre antologias e outros livros)


A poesia do Treuffar é desatrelada de ideologias e contemporânea do amanhã. É muito melhor que as outras. Alimenta Cardiomentalmente. Tudo escorre verbalmente dos seus dedos. Seus escritos inclusive me engravidam: Gravidez intelectual. Mas gravidez ainda e assim mesmo. -
José Lindomar
(escritor)


O Pablo sempre surpreende. Aprimora-se rápido, mas caga pra tudo. Adapta-se, conecta-se, mas só um pouco. E aí caga de novo pra geral. Gostei demais do livro que se pode ler em qualquer ordem e sem regras, mas que no fim, você irá encontrar unidade e cronologia. Treuffar é uma figura sem definições e que corre todos os riscos. Ah, e eu acho os textos pra lá de engraçados. A edição do livro está um luxo só, gerando aquele tal... "Prazer táctil dos maços de cigarros". -
Leo Benitez
(músico)



Entrevista de Pablo Treuffar
http://www.pablotreuffar.com/entrevista



HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
A VERDADE É QUE EU MINTO

A VERDADE É QUE EU MINTO

17 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Oi Pablo, Parabéns! Fico feliz por vc! Daqui a pouco serei eu a lançar os meus! Sucesso, muito sucesso! Vc merece, pela ousadia e coragem, pelo descalabro da boa escrita.
A cada novo livro que vejo sendo lançado por um autor nacional, sinto um orgulho danado de bom, pois sabemos bem o quanto nesse meio editorial é difícil se sobressair ou mesmo conseguir publicar. Mas também, com tanta bosta por aí achando que escreve bem, fica difícil uma editora dar voz a quem realmente é bom. Mais uma vez, sucesso! Abração!

Paulo Laurindo disse...

Sucesso, Pablo. E nada de deitar na fama.

Edson Bueno de Camargo disse...

Queria poder estar ai no Rio para te prestigiar, mas tenho certeza que teu sucesso vai te trazer para São Paulo.

O Rio está sendo (e sempre foi) um celeiro de bons poetas e bons amigos.

Abraços,

Juliana Carla disse...

✩✩✩ Feliz 2011 ✩✩✩

"Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo." (Edith Lovejoy Pierce)

Ingredientes: prosperidade, felicidade, amor, sonhos, luta, vencer! Sabedoria para construir o que se espera de um novo amanhecer.

Obrigada por estar comigo em 2010! Que hoje e sempre não seja diferente. Vamos somar aprendizados.

Bjuxx e xeroo

Juliana Carla
brailledalma.blogspot.com

Única e Exclusiva disse...

Começo de ano agitado assim como vc, ce sabe que desejo tudo de melhor em tua vida, que venda muuuuuuuuito, para que muitos saibam como temos escritores maravilhosos!!!

Depois me diz como faço pra comprar e onde será vendido, visse? Quero o meu!

Beijos ú&e =***

Anna Amorim disse...

Parabéns pela publicação.

Vejo q começará bem 2011!

Beijos,

Anna Amorim disse...

Parabéns pela publicação.

Vejo q começará bem 2011!

Beijos,

Anna Amorim disse...

Parabéns pela publicação.

Vejo q começará bem 2011!

Beijos,

Sérgio Filho disse...

Boa Pablo!
Se puder bater muitas fotos do lançamento ou até video e publicar lá no seu blog de fotos ou algo parecido, fico agradecido, vou me sentir um pouco mais presente nesse lançamento que desejo tanto ir, mas não posso, distância.

No mais, sucesso meu irmão, não o sucesso do dinheiro, mas o sucesso literário, de conquistar ainda mais leitores e servir como lanterna para mostrar as mazelas dessa sociedade hipócrita para essas pessoas que não conseguem ver nessa escuridão.

Obrigado por compartilhar,

Aquele abraço!

Rute disse...

Parabéns Pablo!
"Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente
cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é
uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus."

Feliz Ano Novo a vc e sua familia. Beijos

P. Treuffar disse...

Muito obrigado a vcs todos q vieram aqui comentar e dar força pro meu lançamento. Abço e um obrigado eterno por tudo.

Tatuagem disse...

Parabens!
É uma grande conquista publicar um livro!

Beijos tatuados!

P. Treuffar disse...

Vlw tatu

Daniele Cezar disse...

adiante com a ferocidade poética das tuas palavras.

sou fã dos teus escritos. parabéns e sucesso!

BExCLUSIVE MAGAZINE disse...

Great blog!
Happy new year 2011!!!

Ciao ciao from Rome
BExCLUSIVE MAGAZINE

http://bexclusivemagazine.blogspot.com/

Mari ~* disse...

Oie.
Parabéns, visitei seu blog e já fiquei muito contente. Boa sorte e tudo de bom!

Já estou seguindo ;)

Fanzine Episódio Cultural disse...

COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?

O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto que não ultrapasse 1 folha inteira no word (Times Roman 12). Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicas
de sites, institutos culturais, entre outros.

Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.

PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor) ligue:
(35) 3295-6106
(35) 8833-9255
machadocultural@gmail.com

http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com